APPACDM da Figueira da Foz produz produtos hortícolas biológicos

3 02 2008

A Quinta Biológica da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Figueira da Foz produziu cerca de oito toneladas de produtos hortícolas em 2007.
Os frutos, legumes e hortaliças são semeados, tratados e colhidos por 15 pessoas, entre utentes da APPADCM, da Cercifoz (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas em Portugal) e no âmbito de programas de integração social e de valorização profissional.
Carlos Adriano, 21 anos, há cerca de um ano que dá apoio nesta quinta. Ontem, andava a tratar das alfaces, na estufa 1. “É um trabalho giro e uma ocupação que gosto de fazer”, disse, ao JN, o jovem utente da APPACDM.
Para além de produzir alimentos “mais saudáveis”, o projecto é uma forma de integrar na sociedade pessoas portadoras de deficiência mental. “Temos tido sucesso, não só nas vendas dos nossos produtos mas também na evolução dos utentes. Estas actividades agrícolas proporcionam interacção e convívios entre todos”, afirmou António Augusto, monitor da quinta biológica.
O espaço rural, que ocupa uma área de 2,7 hectares de terreno, na freguesia em Quiaios, está em funcionamento desde 1999, tendo sido uma das primeiras estruturas do género no país a obter certificação pela BIOCER – Agricultura Biológica Certificada.
Grupo francês interessado no escoamento dos produtos de agricultura biológica
Na quinta produz-se um pouco de tudo. Das Alfaces às couves, das batatas aos morangos. Os produtos são depois escoados para particulares e superfícies comerciais.
Em breve, “toda a produção” da quinta passará a ser escoada através do centro de distribuição de um grande grupo comercial francês.
“É uma quinta auto-suficiente financeiramente, mas precisamos é de criar mais espaços cobertos (estufas) para produzirmos mais”, disse António Padrão, presidente da APPACDM da Figueira da Foz, fundada em 1990.
A instituição vai ainda passar a produzir ovos biológicos, num Centro de Emprego Protegido, a instalar este ano na freguesia de Lavos. Ao todo serão 1200 ovos/dia e 1800 galinhas numa área de seis hectares.
O projecto está orçado em 400 mil euros.

 Fonte JN (artigo de Paulo Dâmaso).

Nota do Quental Biológico: Esperamos ter à venda em Coimbra os produtos de Agricultura Biológica desta APPACDM; já temos à venda os produtos das APPACDM da Conraria (Coimbra) e da Tocha (Cantanhede). Vamos todos apoiar estas importantes associações de solidariedade social.

 

Anúncios

Acções

Information

4 responses

16 10 2008
Ecotechnology

De facto os produtos biologicos têm um papel fundamental no futuro do nosso mundo, e na preservação do ambiente , é também por isso que a nossa empresa Ecotechnology encontra-se a desenvolver um fertilizante 100% natural para contribuir para a produção de agricultura biologica, não esquecendo que este se torna acessivelmente do ponto de vista financeiro.

As consciliações são boas no mundos dos alimentos, mas também na força da união para que se garanta a qualidade!

13 03 2009
Manuela Pereira

Achei mto. interessante tudo quanto li sobre a vossa actividade!
Gostaria de vos fazer uma proposta, tenho um terreno com cerca de 800m2 e gostaria de saber se é possivel construir uma estufa para agricultura biológica em parceria com voçês?
Bem Ajam
Manuela Pereira

30 03 2009
david gaspar

ola tenho um terreno com 3000m2 seria possivel produzir agricultura bio´logica pra vocês ?

28 10 2009
alice

ola sem duvida que a agricultura biologica é o futuro e espero que toda a gente pense nisso.
estou a pensar cultivar um terreno de 3000m2 a partir de março de 2010 e ficaria muito agradecida se me podessem ajudar no tipo de produtos a plantar.
obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: