Receitas de chícharos

1 10 2008

18139794.jpg

Rissóis de chícharo

 Recheio 500g de chícharo, 500g de açúcar amarelo, um pau de canela, casca de limão. Massa 500g de farinha, uma chávena de vinho branco, meia chávena de gordura vegetal e meia chávena de água morna e sal. Coza o chícharo, tire a pele e passe pelo passe-vite. Num tacho, junte ao puré de chícharo o açúcar, a canela e a casca de limão. Vá mexendo, em lume brando, até formar ponto (cerca de dez minutos). Retire do tacho para um pirex pouco fundo e deixe arrefecer bem. Para a massa, junte muito bem todos os ingredientes e prepare uma massa elástica, mas não pegajosa. Estenda a massa em camadas finas, deite uma colher do recheio, cubra com outra camada e frite. Receita de Maria Lurdes Dias Miguel – Ansião  

Chícharos com Bacalhau Assado 

Cebola, azeite, ovos, chicharos, miolinhos de broa, bacalhau assado Na véspera dos chicharos serem cozinhados, são escolhidos para dentro de um alguidar e cobrem-se de água abundante e ficam de molho uma noite. Em seguida cozem-se como se fossem feijões, depois de cozidos deitam-se num prato com miolinhos de broa e cebola crua picada.
Baldeiam-se (misturam-se) e estão prontos a comer. In, Cozinhas das Avós.

Sopa de chícharos

Chícharos, Sal, Batatas, Azeite, Couve Na véspera, colocam-se os chícharos de molho. No próprio dia, numa panela com água e sal, põem-se a cozer os chicharos com batatas;quando estiverem quase cozidos, as couves e o azeite. Quando estiver quase cozido, rectifica-se de sal.  

Chícharada
1/2Kg de chícharos; 2 colheres de sopa de margarina, 2 cebolas, 1 dl de azeite, 6 dentes de alho, 700gr de carne entremeada, 600gr de pá de porco, 1 chouriço de carne, 1 ramo de salsa, 1 folha de louro, 1 farinheira, 1 morcela, sal, piripiri e cravinho q.b. Coloque o chicharo em água no dia anterior. Cozer em panela de pressão durante 20 minutos.
Picar a cebola e os alhos para um tacho e alourar com o azeite e margarina.
Retirar a pele grossa à carne entremeada e corte-a aos pedaços. Junte ao refogado assim como a pá de porco partida aos pedaços. Deixe a carne alourar. Junte o chouriço de carne e as cenouras, ambos cortados às rodelas. Adicione a salsa e o louro.
Regue com um copo de água e tempere com sal, piripiri e uma pitada de cravinho.
Tape e deixe cozer.
Quando a carne estiver tenra, junte o chicharo, mexa e deixe apurar.
À parte, coza uma farinheira e a morcela. Corte-os em rodelas e misture à chciharada depois de pronta. Acompanhe com arroz branco. Nota: Em vez de carnes pode utilizar os nossos produtos vegetarianos.

Pudim de Chícharo

200 g de chícharo demolhado de um dia para o outro; 500 g de açúcar amarelo; 50 g de manteiga; 8 gemas; claras; raspa de meio limão; açúcar para caramelizar a forma. Escorra os chícaros cozidos, depois de demolhados de um dia para o outro, e reduza a puré. Leve ao lume o açúcar com um pouco de água e deixe ferver até obter ponto de pérola. Junte o chícharo à calda do açúcar. Mexa bem. Bata as gemas com as claras e junte-as em fio ao puré de chícharo. Junte a manteiga e a raspa de limão. Leve de novo ao lume, mexendo sempre bem, até engrossar. Leve o preparado ao forno, em forma caramelizada e deixe cozer em banho-maria. Desenforme e deixe cozer em banho-maria.

Anúncios

Acções

Information

4 responses

21 06 2011
Leila

Olá, sou brasileira e moro em Niterói, RJ.
O que é chícharos? É um grão?

11 09 2011
Castela

Olá Leila, o chícharo é uma leguminosa típica das regiões calcárias do centro de Portugal.

18 01 2013
Anónimo

O chícharo é uma leguminosa tão rica como a lentilha, grão ou feijão, sua forma é semelhante ao tremoço mas de tamanho mais pequeno mas maior que o grão.

11 06 2012
cavaleiro andante

GAMITO
Sempre ouvi dizer que era uma leguminosa típica do Alentejo e do Algarve. Colhiam-se depois de secos. No Litoral Alentejano a tradição era colher as vagens verdes e comer os chícharos em verde, com carne de porco, borrego ou vaca e enchidos. Juntava-se também batata corta aos bocados e, por vezes, feijão verde. Do caldo faziam-se umas excelentes sopas de pão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: