Longevidade e saúde: Bagas de GOJI- Um presente dos Deuses

7 10 2009

Bagas de Goji

 

 

Um ditado tibetano diz “um punhado pela manhã fa-la-á feliz para o resto do dia
É uma verdadeira loucura a procura que se verifica desde há um par de anos nos EUA e no Canadá de um pequeno fruto oriundo dos Himalaias e para cuja divulgação contribuíram decisivamente o facto de famosos como Oprah Winfrey, Madona,  Kate Moss, Mick Jagger, Brooke Shields, Steven Seagal, Liz Hurley, e outros as consumirem regularmente, como parte dos seus programas de rejuvenescimento e as recomendarem. Essa febre chegou entretanto à Europa, onde a procura das pequenas bagas de goji já frenética, quer pelas importantes promessas que consigo traz quer devido à sua própria escassez.
Mas afinal qual é o segredo com mais de 3000 anos que encerram esses atractivos frutos vermelhos?
O que é o Goji?

O Goji dá pelo nome científico de Lycium barbarum L., pertence à família das solanáceas e é oriundo dos himalaias, onde é colhida de Julho a Setembro. Tem a aparência de um pequeno tomate-morango, de cor vermelha viva que, segundo a tradição tibetana, é extremamente sensível e delicado pelo que não deve ser tocada pela mão humana, pois quando isso acontece ela transforma a sua cor vermelho-vivo numa outra mais escura, quase negra e perde qualidades. Daí que a sua colheita se faça sacudindo os ramos do Goji e recolhendo o fruto em malhas de bambu, sendo de seguidas as bagas transportadas, lavadas e postas a secar à sombra e posteriormente envasadas, isso sim, sem nunca serem tocadas pela mão humana.  O seu sabor único é uma mistura entre noz-suave, tomate-morango frutado, amoras e a cerejas, libertando um particular aroma à fresca fragrância de nozes tostadas.
Porque é que as bagas de goji têm despertado um interesse tão avassalador nos consumidores ocidentais e na comunidade científica?
Além da sua milenar reputação na Ásia, e em concreto no Tibete, na China e na Índia, de extraordinária planta medicinal, o Goji despertou, também, o interesse da ciência ocidental pela sua riqueza nutritiva e antioxidante que deixa a milhas de distância os outros alimentos conhecidos. Na verdade, segundo esses estudos apontam, as Bagas de Goji, são talvez a fruta de maior riqueza nutritiva conhecida. Essa riqueza nutritiva traduz-se em:
Proteínas

As bagas de goji contém 18 tipos de aminoácidos (13gr por cada 100gr de fruto seco, isto é, seis vezes superior ao pólen da abelha e com mais proteína que a generalidade dos cereais integrais), incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais, sendo por isso óptimo para vegetarianos.
Minerais
As bagas de Goji contêm também mais de 21 oligoelementos, incluindo o germânio (mineral anti-cancerígeno).

Antioxidantes e vitaminas

Goji niveis de antioxidantesAs bagas de Goji estão entre as mais elevadas fontes de carotenoides de todos os alimentos ou plantas comuns conhecidos na Terra. Contêm o espectro completo de carotenoides anti-oxidantes, incluindo o betacaroteno (melhor fonte do que a cenoura), zeaxantina e a luteína (os grandes protectores da vista). As bagas de Goji contêm 500 vezes a quantidade de vitamina C das laranjas, fazendo com que seja uma das fontes de vitamina C mais rica da Terra. São ricas, ainda, em vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. Os gojis maduros contêm betasisterol (um agente anti-inflamatório, baixa o colesterol, trata a impotência sexual e também ajuda no tratamento da hipertensão), sesquiterpenoides como a ciperona (regula a pressão arterial, alivia o desconforto menstrual, usada no tratamento do cancro do colo do útero) e solavetivona (que contêm propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas), tetraterpenoides e betaína (úteis para melhorar o funcionamento do fígado, promovendo a digestão e reputadas substâncias para promover a memória e proteger o ADN) e fisalina (substância activa contra todos os tipos de leucemia). As bagas de Goji contêm, também, uma excelente riqueza em fibras. Um polissacarídeo encontrado nas bagas de goji, demonstrou-se ser um poderoso estimulante da secreção da rejuvenescedora hormona do crescimento.
As bagas de Goji (Goji Berries em Inglês) foram avaliadas como o alimento com a capacidade anti-oxidante mais elevada na escala da ORAC (Oxygen Radical Absorvance Capacity), espantosamente, com 25.300 unidades ORAC.
Recordemos que as amoras e os mirtilos, exelentes anti-oxidantes apresentam, respectivamente, 2.036 e 2.400.
Ómegas 3 e 6
As bagas de goji são também muito ricas em ácidos gordos essenciais

Quais são os benefícios das bagas de Goji?

Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade (conhecido como a fruta da longevidade entre os Tibetanos).
Promove a energia e o bem-estar em geral.
Fortifica e mantêm o sistema imunitário saudável.
Defende e luta contra vários tipos de cancros.
Combate a inflamação e a artrite.
Baixa o colesterol.
Equilibra os níveis de pressão do sangue.
Reduz os níveis de glicose no sangue.
Melhora as cataratas, a visão turva e a audição.
Fortalece e suporta o funcionamento do fígado e dos rins.
Mantêm o sistema nervoso saudável.
Protege a pele dos danos causados pelo Sol.
Combate a formação de celulite.
Ajuda em dietas para perda de peso.
Aumenta a libido e o desempenho sexual (conhecido no oriente como o viagra natural).
Promove a fertilidade.

 

Nota: O Quental têm a sua disposição bagas de goji e não conhecemos mais nenhum outro sítio em Coimbra.  

Para adquirir bagas de gogi (ver loja online) ou visite-nos na rua Antero de Quental (Coimbra).  

Imperdível.

 

Anúncios

Acções

Information

29 responses

25 11 2008
aalmeida71

Exelente materia para saber mais sobre fruticultura visite: http://www.estanciaadalia.com/frutas.php

26 09 2013
Silvia Atayde

Boa tarde, podem-me informar se no caso de ter sofrido um enfarte posso comer o fruto de Gogi??
Li algures que quem toma anti coagulantes deve primeiro falar com médico.
Obrigado e se possível gostaria que me enviassem a resposta para meu email.Aguardo resposta.
Atenciosamente,
Silvia Atayde

30 04 2009
LELINGTON LOBO FRANCO

Sou quimico-fitologista e não conhecia o Goji,

30 04 2009
lelington lobo franco

Sou quimico fitologista e autor de mais de 30 livros sobre plantas,frutas,chas e saude(veja google livros de lelington)
Achei fantastica a frutinha GOJI,existe no Brasil?
Lelington

28 06 2009
vera

olá lelington lobo franco, já ouviu falar do Xango? xantonas e mangostâo? eu preciso de mais informação sobre…. . Obrigada.

19 07 2011
leandro da silva

sim existe, tenho mudas, sementes e bagas de goji para a venda, mais informações vc poderá ir no meu blog que é este: http://mudasdegoji.blogspot.com tenho 4 mil mudas para a venda.

19 11 2011
leandro da silva

sim lelington, existe no brasil sim, em meu blog você acha, as bagas de goji, as mudas e as sementes, clique em cima do meu nome que você será direcionado para o meu blog de goji berry. e realmente ela faz o que promete, a saúde agradeçe.

17 07 2014
bartira

Sou fã do goji! Tão fã que resolvi comercializá-la. Se alguém tiver interesse me procure!!! Tenho pronta entrega. Entrego para todo o Brasil!
bartiragoji@gmail.com
Abraços,
Bartira

15 08 2009
Antonio José

gostaria de obter mudas de ginkgo biloba entre encontatato comigo por favor

19 07 2011
leandro da silva

Olá josé mudas de ginko eu não tenho mais teno de goji berry, vc poderá visitar o meu blog e fazer o pedido por lá meu blog é este http://mudasdegoji.blogspot.com tenho mudas, frutos e sementes.

3 11 2009
dulcineia

hola eu estou procurando a fruta goji para comprar….alguem sabe como?

30 01 2012
leandro

em meu blog você encontra as bagas de goji berrye para a venda, é só clicar em cima do meu nome que você será direcionada pra lá.

6 01 2010
lelington lobo franco

VERA
XANTONAS
As Xantonas são importantes fitonutrinentes com poderosas propriedades antioxidantes que pertencem à classe dos bioflavonóides.

Estes compostos orgânicos com a fórmula molecular C13H8O2, podem ser obtidos artificialmente por síntese química. Apesar de produzidos sinteticamente, as xantonas são contudo frequentemente encontradas em compostos naturais, do reino vegetal.

As Xantonas (dibenzo-У-pironas) são elementos ou componentes do metabolismo secundário das plantas da família das Bonnetiaceae, das Clusiaceae e também de algumas espécies da família das Podostemaceae, onde se inserem os fungos, os líquenes e, plantas superiores.

Até hoje, foram descobertas cerca de 200 xantonas, 40 das quais estão presentes na fruta do mangostão. Foram descobertas inicialmente quando os cientistas se preocuparam em estudar os usos terapeuticos do fruto do mangostão, que os povos indígenas utilizavam regularmente para usos terapeuticos.

Pesquisas científicas foram iniciadas por volta de 1970, e aumentaram gradualmente à medida que começaram a descobrir um maior número de propriedades nutritivas neste fruto. Têm inclusive aumentando de forma significativa ao longo da última década, estando ainda muitos estudos em curso.

Entre as actividades biológicas encontradas, destaca-se a acção sobre uma série de enzimas importantes, como ciclo-oxigenases (COX’s) e as mono-aminoxidases (MAO).

Foram também comprovadas, nas xantonas, actividade anti-microbiana, anti-fúngica e anti-retroviral bem como, propriedades anti-hipertensivas, anti-diabéticas, anti-inflamatórias, anti-maláricas e anti-tumorais.

Alimentação antioxidante

Nos dias de hoje recomenda-se uma alimentação equilibrada e variada para manter uma saúde prolongada e prevenir doenças. Deste modo, devem-se considerar dietas ricas em ácidos gordos polinsaturados. Todavia, estes são facilmente oxidados. Uma dieta rica em antioxidantes é um factor preventivo na luta contra a oxidação.

Enriquecer a alimentação com ácidos gordos polinsaturados, significa evitar a formação do colesterol. Normalmente estas gorduras são ricas em vitamina E, sendo também esta um importante antioxidante.

lelington pesquisador e quimico pela UFPR

6 01 2010
lelington lobo franco

Antino José tenho mudas de ginkgo biloba para vender,informações me meu email
lelingtonevergreen@bol.com.br

14 02 2010
José Cândido

Solicito se possivel que, me informem qual o nº de Xantonas que o GOJI, tem por unidade, e qual o nº de unidades ORAC, porque no gráfico acima, não consigo identificar nenhum dos frutos em comparação.
Atentamente
J.Cândido

13 03 2010
José Marques

Boa tarde, podem-me informar se no caso de ter sofrido um enfarte posso comer o fruto de Gogi??
Li algures que quem toma anti coagulantes deve primeiro falar com médico.
Obrigado e se possível gostaria que me enviassem a resposta para meu email.

27 12 2011
leandro silva

bom dia, clique em cima do meu nome que o senhor será direcionado para o meu blog sobre goji berrye, lá em meu blog, tem um comentário de um senhor que estava tomando o anticoagulante e o goji junto, ele descreve a experiência que passou, vale a pena conferir

14 06 2010
Henrique

Sr. lelington eu vendo os Gojis aqui no Brasil e os meus
vem de Ningxia, uma provincia da China.
Se o senhor fizer um estudo mais profundo, vera que
os de Ningxia tem mais propriedades medicinais que os demais.
Isso devido a eles serem plantados aos pés do rio amarelo, suas
aguas amarelas são tidas como medicinais e essas propriedades
passam para os gojis banhados por essas aguas.
Esse rio é formado pelo derretimento do gelo das montanhas do Himalaia.
Quem quiser comprar os Gojis aqui no Brasil, é só entrar em contato com migo.
Meu msn é jhs-02@hotmail.com
Meu nome é Henrique.
Um abraço a todos e saúde!

23 06 2010
claudina (Dina)

comprei as primeiras goji em espanha bdajo vim todo o camimho a pesticar como sou de moçambique e adoro tudo o que seja produto natural, enquanto não descobri como obte-las novamente não descansei , finalmente encontrei numa ervanaria em castelo branco simplesmente adoro, vou por algumas sementes na terra para ver se nascem

2 07 2010
lopo

pode

12 09 2010
aamaury rangel queiroz

JÁ TOMO O GOJI EM CAPSULA DA SMART (3 CAPSULAS C/ESTOMAGO VAZIO AO DIA) MINHA ESPOSA QUE ESTAVA C/ O GLOBULOS BRANCOS UM POUCOBAIXO JÁ AUMENTOU E EU ESTOU ME SENTIDO MARAVILHOSAMNETE BEM. MUITI OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DE OBTER MAIS CONHECIMENTO SOBRE ESTA MARAVILHOSA FRUTINHA VERMELH QUE O GOJI BERRY. AMAURY RANGEL QUEIROZ

7 02 2011
Manuel Silveira

Depois de encontrar esta página é que fiquei a saber, que tenho desde há um ano no meu jardim, este tipo de fruta. Esta pequena árvore tem mais ou menos um ano, ainda não deu fruto, mas tem crescido e neste momento está com muita folha. Esta árvore, eu trouxe de um amigo que tem uma árvore com 6 anos e fica no seu jardim para embelezar. Ele não sabe que afinal os pequenos botões são frutos e nunca comeu ou provou nenhum, nem sabe o valor desse fruto. Eu também não sabia que essa árvore dava frutos tão importantes para a saude humana. Agradeço a todos a informação prestada, porque estou muito contente e ansioso para provar este ano o fruto. Este pequena arvore pegou de estaca, ou seja trouxe um ramo com 15 centimetros meti na terra húmida e hoje está com 60 centimetros de artura e com muitos ramos que já nasceram durante a primavera do ano passado.

20 02 2011
luis

Malta para quem estiver interessado em adquirir mudas e sementes de goji, physalis peruviana, tamarilhos ou granadilhas entre em contacto comigo e vejam o seguinte blogue onde encontraram receitas e dicas de cultivo de diferentes plantas.

blogue – http://physalisperuvian.blogspot.com/
email – phisalisperuviana@gmail.com

Luis Manso

15 03 2011
Camila

Vendo bagas goji.
Interessados favor enviar e-mail para camilapotirap@yahoo.com.br
Grata

17 04 2012
Carlos Alberto Mayer

Preciso saber se no Brasil existe algum lugar que disponha do goji para vender? Onde os consumidores brasileiros poderão encontrá-lo, uma
vez que não irão à Coimbra só por causa da fruta.
Carlos Alberto Mayer
Ponta Grossa, Paraná – Brasil

25 12 2012
Maria Bernadete Hoepers

Carlos, encontrei no mercado municipal em Curitiba, na banca Bonsai.
Já semeei e para minha surpresa já estão germinando.

8 03 2014
leandro

eu as tenhos, e-mail para entregaexpressa@ig.com.br
já no brasil.

27 05 2014
bartira

Sou tão fã que comercializo a fruta. Se tiver interesse me envie um email: bartiragoji@gmail.com
Abraços

17 07 2014
bartira

Sou fã do goji! Tão fã que resolvi comercializá-la. Se alguém tiver interesse me procure!!! Tenho pronta entrega. Entrego para todo o Brasil!
bartiragoji@gmail.com
Abraços,
Bartira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: